O Sorriso da Hiena

Sinopse: É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?
Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana.
Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no crescimento delas.
Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos?
Em O sorriso da hiena, Gustavo Ávila cria uma trama complexa de suspense e jogos psicológicos, em uma história que vai manter o leitor fisgado até a última página enquanto acompanha o detetive Artur Veiga nas investigações para desvendar essa série de crimes que está aterrorizando a cidade.

Porque se eu não for a louca das maratonas, eu nem brinco. A Creepytober 2018 acabou, mas a pilha de livros que selecionei pra ela não chegou nem perto de acabar… Então é por isso que a gente já começa a Leituras de Terror e a Mega Maratona Literária 2018. Selecionei O Sorriso da Hiena para o tópico Um livro de terror nacional, porque coloquei suspense/thriller como terror, seguindo a onda da Creepytober.

Em O Sorriso da Hiena somos apresentados ao dilema de sempre: um mal que traga um bem maior é justificado?

Sei que muita gente idolatra esse livro e devo concordar que a escrita do Gustavo é fantástica, a narrativa tem uma velocidade muito boa – mesmo que tenha alguns clichês e muitos momentos Deus Ex – e a ambientação em terras tupiniquins é sempre bem vinda, mas não achei o enredo tão diferente assim e a culpa é toda minha.

Gosto muito de livros e filmes policiais, então todo esse dilema, que é a pedra angular do livro, já é batido pra mim. Todo seriado policial tem alguns episódios que trata sobre isso. Muitos livros tratam sobre isso. E acho que o meu “vasto” conhecimento sobre esse tema tirou um pouco do sabor da leitura.

Ainda assim, posso dizer com todas as letras que o Gustavo constrói muito bem os seus cenários e seus personagens. Essa leitura tem sim seus pontos inéditos e foi muito imersiva. Enquanto lia não pensava que já tinha visto aquilo antes, só quando parava que me pegava fazendo paralelos com as outras narrativas que falam da mesma ideia.

No geral, o livro é muito bom e surpreendente. Se teve algum ponto negativo, é mais meu como leitora do que da estória.

4/5 estrelas.

One thought on “O Sorriso da Hiena

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.