Paraíso Perdido

Sinopse: Um clássico da literatura mundial adaptado pela primeira vez em uma graphic novel única e essencial. Há 350 anos, o conflito entre Deus e Satã narrado em Paraíso Perdido, obra-prima de John Milton, virou um marco na literatura. Seus dez mil versos sobre a criação do mundo, a tentação e o desejo por redenção receberam reconhecimento instantâneo e serviram de inspiração para peças de teatro, músicas, pinturas e livros, ecoando na obra de mestres como Mary Shelley, C.S. Lewis, Philip Pullman e Neil Gaiman. Agora, a obra colossal foi reimaginada pelo premiado ilustrador espanhol Pablo Auladell. Com seu traço sombrio, quase desolado, o tributo captura o lirismo de Milton para quem ainda não teve o prazer de ler os cantos originais. Ao mesmo tempo, complementa a experiência do leitor, dando ainda mais vida ao texto. A graphic novel inspirada na grande obra de Milton chega para fazer parte da linha DarkSide Graphic Novel numa edição que deixaria Adão em apuros, com capa dura, bordas douradas e todo aquele cuidado que os fãs já esperam — e merecem. Chegou a hora da redenção.

Estou sem palavras para dizer o quanto essa graphic novel mexeu comigo.

Dividida em 3 partes, ela conta a queda de Lucifer e seus exércitos, o gênesis e a expulsão do homem do Jardim do Éden. Tudo narrado de uma forma lírica – é a adaptação de um poema, afinal – e ilustrada com maestria por Pablo Auladell.

Não conheci a obra original de Milton, e também não conhecia o traço do Pablo, mas posso dizer que foi uma combinação das mais maravilhosas!

Os traços do Pablo, nem sempre tão nítidos assim, traz toda uma ambientação que nos deixa de certa forma livres pra imaginar as coisas, mas que ao mesmo tempo indicam a incompletude de Lucifer e suas hordas e de Adão e Eva. Assim como demonstra a leveza e perfeição do Divino.

Achei bastante interessante o modo como as batalhas se deram, a participação de cada anjo e demônio, a forma como eles se tornam inimigos e o que custa a cada um deles fazer o que acham que é certo.

Gostei bastante da forma como as consequências da desobediência de Adão e Eva surgiram no mundo.

4/5 estrelas e muita confusão mental.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.