A Rainha de Tearling

IMG_20180309_231532_518

Sinopse: Quando a rainha Elyssa morre, a princesa Kelsea é levada para um esconderijo, onde é criada em uma cabana isolada, longe das confusões políticas e da história infeliz de Tearling, o reino que está destinada a governar. Dezenove anos depois, os membros remanescentes da Guarda da Rainha aparecem para levar a princesa de volta ao trono – mas o que Kelsea descobre ao chegar é que a fortaleza real está cercada de inimigos e nobres corruptos que adorariam vê-la morta. Mesmo sendo a rainha de direito e estando de posse da safira Tear – uma joia de imenso poder –, Kelsea nunca se sentiu mais insegura e despreparada para governar. Em seu desespero para conseguir justiça para um povo oprimido há décadas, ela desperta a fúria da Rainha Vermelha, uma poderosa feiticeira que comanda o reino vizinho, Mortmesne. Mas Kelsea é determinada e se torna cada dia mais experiente em navegar as políticas perigosas da corte. Sua jornada para salvar o reino e se tornar a rainha que deseja ser está apenas começando. Muitos mistérios, intrigas e batalhas virão antes que seu governo se torne uma lenda… ou uma tragédia.

Livro escolhido para o item. 22. Um livro com substantivo próprio no título.

Para dizer bem a verdade, este livro em específico foi o que me deu vontade de começar a participar do Turista Literário, porque ele foi um dos destinos escolhidos em 2016. Além do livro, o Turista enviou uma book sleeve maravilhosa com a imagem da Rainha Kelsea.

Preciso dizer que esse livro foi uma leitura interessante. Gostei bastante de conhecer Kelsea, Clava, Pen e outras personagens importantes para o crescimento e desenvolvimento de Kelsea como pessoa e como rainha. Gostei bastante de Carlin e Bartolomew, e achei bastante interessante como a dinâmica entre a Guarda da Rainha e a própria rainha acontecia.

Adorei conhecer a história de Tearling juntamente com Kelsea e achei que foi uma sacada muito criativa da autora de colocar um impedimento para os estudos de Kelsea, assim ela não sabia exatamente o que acontecia em seu próprio reino, o que sua mãe havia tomado de decisões e muito menos dos tratados com os países vizinhos.

O maior ponto negativo para essa história é um combo entre diagramação do livro e estilo de narrativa. Creio que já mencionei aqui que tenho problemas muito grandes com o Kindle porque sua diagramação é diferente de um livro normal e com todo o seu aumentar/diminuir tamanho de letra e espaçamento em alguns momentos parece que leio infinitas páginas, mas na realidade li apenas 5-10 páginas.

Isso também acontece com A Rainha de Tearling. A diagramação do livro é com letras pequenas e espaçamento pequeno, o que implica em muito conteúdo por página. Somado a isso o estilo de narração extremamente detalhado e explicativo da autora e temos um livro que é lento.

Não estou dizendo que o livro é ruim, veja bem, mas simplesmente lento. Denso. Eu estou acostumada a ler 50-100 páginas em um tempo que varia de 30-60 minutos. Lendo A Rainha de Tearling demoro uma hora para ler uma média de 20-30 páginas, simplesmente porque existe muita informação em cada página.

O que torna o livro um pouco difícil de ser lido. Não pela história, afinal, gostei bastante dela.

Ah, uma coisa que devo falar em relação a esta história, é uma história violenta. Há muita violência, principalmente contra a mulher. Já perdi a conta de quantas vezes é citado que estupro é uma arma de guerra. Cenas de estupro são descritas, não com todos os seus detalhes sórdidos, mas são descritas. E já fui avisada que no segundo livro existem cenas explícitas de estupro.

Ou seja: Se você tem o estupro como trigger de ansiedade, não acho que esse seja um livro indicado.

3,5/5 estrelas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.