Harry Potter e a Ordem da Fênix

IMG_20171130_161940_601

Sinopse: Harry Potter vai começar seu quinto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Está desesperado para retornar à escola e descobrir por que seus melhores amigos, Rony e Hermione, andaram tão misteriosos durante as férias. Porém, o que o jovem bruxo está prestes a descobrir nesse novo ano em Hogwarts vai provocar uma grande reviravolta em seu mundo.

Harry Potter é um dos meus universos favoritos. Tenho um carinho muito grande por todos ou quase todos os personagens e está sendo um prazer imenso reentrar neste mundo mágico.

Só que devo dizer, com toda a honestidade, Harry Potter e a Ordem da Fênix é, de longe, o livro que eu menos gosto de todos os sete. We don’t talk about The Cursed Child.

Tudo nesse livro me irrita em diferentes graus.

O Harry é completamente insuportável e burro, tomando todas as decisões erradas possíveis – não que ele fosse o único nesse barco – e, ainda por cima, dando todos os pitis do universo durante o livro! Sério… Foi bastante irritante. Mesmo sabendo que um adolescente de 15 anos provavelmente passaria por essas crises.

No geral, foi um livro muito lento. Lembro que da primeira vez que li o livro – se não me engano essa é a segunda ou no máximo terceira vez que leio -, achei a leitura muito mais interessante, mas só de saber que a ação realmente só acontece nas 200 últimas páginas em um livro de 704 páginas é no mínimo frustrante.

E eu sei que muita coisa acontece, com a Umbridge e todos os seus decretos e tudo o mais, mas depois da primeira detenção que ela aplica em Harry, pode-se dizer que todo o resto foi apenas repetição. Sim, ela foi a personagem mais impressionantemente filha da puta de toda a história de Harry Potter, incluindo Voldemort e Bellatrix Lestrange, MAS, ainda assim, tudo o que ela faz é previsível, é repetitivo e torna-se chato de ler. Parece que ela agia como agia apenas para que nós a odiássemos.

Não que eu esteja em momento algum defendendo a Umbridge, veja bem, mas não sei se realmente havia motivo para colocar quase 400 páginas dela sendo extremamente filha da puta com a Grifinória no geral.

Mas enfim… Creio que para o crescimento dos personagens como um todo, foi, talvez, o livro mais importante, o que mostra que mesmo o Harry erra e muito, que os marotos não são o grupo perfeito de amigos e que eles praticavam muito bullying com aqueles que eles não gostavam.

4/5 estrelas. E só faltam dois livros! ❤

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.