O Rei do Inverno

MLI 2017 O Rei do Inverno

Sinopse: O Rei do Inverno conta a mais fiel história de Artur, sem os exageros míticos de outras publicações. A partir de fatos, este romance genial retrata o maior de todos os heróis como um poderoso guerreiro britânico, que luta contra os saxões para manter unida a Britânia, no século V, após a saída dos romanos. “O livro traz religião, política, traição, tudo o que mais me interessa,” explica Cornwell, que usa a voz ficcional do soldado raso Derfel para ilustrar a vida de Artur. O valoroso soldado cresce dentro do exército do rei e dentro da narrativa de Cornwell até se tornar o melhor amigo e conselheiro de Artur na paz e na guerra.

Este é o último livro lido em agosto (terminei no dia 30/08) e o último que coloquei na lista da MLI 2017 que eu obviamente flopei, mas que não abandonei, porque eu sou brasileira e não desisto nunca!

Tudo bem, falando sério agora, eu até pensei em desistir desse livro, de novo, só que eu consegui chegar ao fim! E não me arrependo. Foi um livro bom de ler, mas que não me agradou de todo.

E eu explico.

Acho que já deixei bem claro aqui no blog que eu sou uma completa apaixonada pelo Bernard Cornwell e que ele é um dos autores que eu mais gosto porque ele mantém suas estórias o mais historicamente possíveis.

Acontece que Artur não é exatamente um personagem histórico. Ou ao menos não há realmente uma comprovação científica-histórica de sua existência. Então eu não gostei tanto assim do livro, porque achei ele um tanto diferente do estilo normal do tio Cornwell.

Tudo bem que os personagens são muito bem explanados e gosto deles, mas não consegui ter o amor e carinho que costumo ter pelos personagens criados pelo tio Cornwell. Mesmo tendo um amor pelo Derfel(?). O que simplesmente significa que achei o Artur um personagem extremamente pedante, não suportei a Guinevere e tive um ódio muito grande pelo Lancelot.

De todo modo, o livro só se torna realmente interessante a partir da segunda parte e que não me deixou largá-lo apenas a partir do momento em que as guerras estouraram em toda a Dumnonia. A realidade é que eu me arrastei nessa leitura.

Provavelmente o fato de estar ainda lendo As Crônicas Saxônicas e ter um crush enorme no Uther, talvez tenha me deixado com um pé atrás na leitura desse livro.

3/5 estrelas. E devo continuar a leitura em algum momento desse ano ainda, ou no máximo no ano que vem…

One thought on “O Rei do Inverno

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.