Caraval

MLI 2017 Caraval

Sinopse: Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.
Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.
O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.

Sem or, que livro foi esse.

Este livro faz parte do desafio Hardcore da MLI 2017 – Um livro que é muito criticado ou que alguém não gostou. E foi o que eu escolhi porque a Mayra não curtiu o livro, ficou decepcionada com ele.

Eu assisti todo o vídeo – spoiler free, graças aos céus – e consigo entender os motivos que levaram a May a sentir tudo o que ela sentiu pelo livro, mas, honestamente, eu discordo dela em muitos pontos.

Adorei ver o relacionamento entre a Scarlett e a irmã, Donatella, e a forma como elas se protegiam mutuamente dos rompantes do pai. Sinceramente, acho que uma das coisas que mais me chocou durante todo o livro foi o pai delas, porque, que velho desgraçado, cara!

Como a história se passa inteiramente na ilha do Legend desculpa, não dá pra chamar o Legend de Lenda. Eu tentei, não rola, sorry, not sorry. e dentro de Caraval, fica aquele gosto de quero mais em relação ao mundo onde se passa a história, ele não é explicado. Temos que aceitar que as irmãs vêm de um arquipélago chamado de Ilhas Conquistadas, mas quando, por que ou por quem essas ilhas foram conquistadas fica completamente em aberto.

Caraval é um lugar mágico, de qual forma, também não explicado no livro, mas existem momentos que eu acredito que muita explicação também não ajuda. É um lugar único, mágico à sua maneira e que faz o leitor se questionar se o que acontece ali é real ou não. Eu digo o leitor, porque Scarlett é burra como uma porta e incapaz de se questionar sobre a realidade dos fatos a que é apresentada.

Quando você chega em um lugar onde é dito em todas as letras, por várias pessoas, que tudo não passa de um jogo e que você não pode confiar em nada do que você vê, é óbvio que tudo não passa de uma ilusão. Muito elaborada, devo admitir, mas não deixa de ser ilusão.

Só que Scarlett caiu em praticamente todas as pegadinhas. Toda escolha que ela tinha que fazer podia-se esperar que fosse a escolha errada. Tudo bem que mais para o final do livro ela começa a ter algum tipo de inteligência, mas a verdade é que não houve muito desenvolvimento da personagem. De nenhuma personagem, na verdade.

Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro é a forma como Scarlett sentia através de cores. Cada sentimento tinha uma cor característica e isso foi uma das coisas que me chamou a atenção durante a leitura do livro. Ficava esperando cada sentimento ser dissecado em tons. Deu até vontade de comprar aquelas velas aromáticas baseada em livros e personagens.

Infelizmente, não achei tão interessante a forma como o livro se encerrou. A última carta de Legend não me deixou curiosa para ler a continuação e a falta de desenvolvimento das personagens também deixou muito a desejar.

Ainda assim, foi um livro que me surpreendeu. Uma mistura de Circo da Noite, Circo Mecânico Tresaulti e Jogos Vorazes. Afinal, Caraval não é a história de um circo, mas sim de uma espécie de competição meio caça ao tesouro com toques circenses.

Então… É. 4/5 estrelas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s