Gigantes Adormecidos

Gigantes Adormecidos.jpg

Sinopse: Rose passeia de bicicleta pelo bosque perto de casa, quando de repente é engolida por uma cratera no chão. A cena intriga os bombeiros que chegam ao local para resgatá-la: uma menina de onze anos caída na palma de uma gigantesca mão de ferro. Dezessete anos depois, Rose é ph.D em física e a nova responsável por estudar o artefato que encontrou ainda criança. O objeto permanece um mistério, assim como os painéis que cercavam a câmara onde foi deixado. A datação por carbono desafia todas as convenções da ciência e da antropologia, e qualquer teoria razoável é rapidamente descartada. Quando outras partes do enorme corpo começam a surgir em diversos lugares do mundo, a dra. Rose Franklin reúne uma equipe para recuperá-las e montar o que parece ser um robô alienígena gigante quase tão antigo quanto a raça humana. Mas, uma vez montado o quebra-cabeças, ele se transformará em um instrumento para promover a paz ou causar destruição em massa? Parte ficção científica, parte thriller, Gigantes adormecidos é uma história viciante sobre a disputa pelo controle de um poder capaz de engolir todos nós.

Costumo ser uma pessoa que segue com um plano, isto é, quando eu crio um plano. O plano para esse mês era ler 6 livros específicos – Laranja Mecânica, A Divina Comédia, O Ladrão de Raios, As Terras Devastadas, Battle Royale e Harry Potter e a Câmara Secreta -, claro que eu não pude dizer não ao Bruninho quando ele me trouxe o livro que seu primo publicou, então já adicionei mais um livro a lista e estou lendo Lynn e a Irmandade do Esmeralda.

Só que eu achei que ficaria por isso mesmo. Sete livros, cinco dos quais aqui comigo em Lost. E, mesmo assim, acontecem acidentes de percurso. Como esse livro.

Fah leu Gigantes Adormecidos e ficou tão impactada pelo livro que me deu uma vontade louca de ler. Alguns instantes de aquisição por meios indevidos de uma cópia do livro cof cof pirataria cof cof e comecei a ler o livro hoje (dia 12/05).

O que eu REALMENTE não esperava – e que na verdade não acontecia há algum tempo – era ficar tão fascinada com a história que não conseguisse parar de ler enquanto não terminasse o livro! O que implica que agora a minha biblioteca crescerá um pouco mais, ainda mais que o segundo livro foi anunciado pela Editora Suma de Letras.

Sou dessas que lê uma cópia pirata antes de comprar os livros físicos porque já quebrei muito a minha cara com a impulsividade de comprar livros que eu não conhecia…

A história começa com Rose, uma menina comum do interior dos EUA, caindo em uma cratera no chão e encontrando uma mão metálica gigantesca. Ninguém sabe precisar quem ou o que criou a tal mão e muito menos para o que ela serviria.

O tempo passa, Rose cresce e se torna uma cientista e é contratada para estudar exatamente a mão que descobrira quando criança. E a partir daí consegue encontrar mais pedaços desse gigantesco quebra-cabeças e evidencia o que já era esperado: não estamos sozinhos no universo.

A grande questão do livro é que as pessoas são burras.

Ok, talvez não exatamente isso, mas… Olha, quando você encontra algo estranho, que você não entenda e que tem algum potencial de se voltar contra você, o ideal é não querer montar o que quer que seja e muito menos fazer com que ele funcione.

Fica a dica da tia Tifa, ok?

Era óbvio que as coisas não correriam tão bem quanto o esperado, ainda mais quando todas as partes do gigante de metal não estavam em solo americano e que havia uma grande chance – esperada até – de que esse gigante fosse uma arma.

Nem preciso dizer que um “experimento científico” tornou-se rapidamente uma nova corrida armamentista e a possibilidade de uma nova guerra mundial surgiu no horizonte, não é mesmo?

E, mesmo assim, foi tão satisfatório ver a porcaria do robô funcionar! ❤

Uma coisa que devo dizer é que a narrativa do livro em forma de entrevistas, entradas de diário e reportagens me agradou muito! Estou descobrindo que realmente gosto desse estilo de narração.

Enfim… 4/5 estrelas e mal posso esperar para conseguir colocar minhas mãos na continuação!

Leave a Reply

