City of Ashes

ashes.indd

Não, eu não esqueci do Desafio de Leitura 2017, acreditem, não esqueci mesmo. Só que como alguém já ganhou o primeiro lugar, estou tomando meu tempo.

Fora que o World of Warcraft tem tomado todo o meu tempo livre, como ele costuma fazer sempre… #CulpaDaNath

Li para o item 10. Um livro de autoria feminina o livro City of Ashes, de Cassandra Clare, o segundo livro de sua saga Instrumentos Mortais. E devo dizer… que me arrependo um pouco.

Sinopse: No mundo dos Caçadores de Sombras, ninguém está seguro. E agora que Clary descobriu fazer parte do perigoso Submundo, sua vida nunca mais será a mesma. Jace, seu recém-descoberto irmão, está cada vez mais impossível, e não parece medir esforços para enfurecer a todos. E sua atitude de bad boy não ajuda em nada quando, após o roubo do segundo dos Instrumentos Mortais, a Inquisidora aparece no Instituto para interrogá-lo… Agora Jace é suspeito de ajudar o pai, o perverso Valentim, num plano que vai colocar em risco não só Idris ou o Submundo, mas toda a cidade de Nova York. E Clary não pode deixar de se perguntar: será que as ironias de Jace são só uma forma de chamar atenção, ou também pode haver uma traição por trás de tanto mistério?

Conheci essa saga através do meu pai, quando ele encontrou o filme no Netflix e disse que eu iria gostar. Foi um filme razoável, mas já tomei raivinha da Clary e do Jace ali. Por insistência de uma amiga comecei a ler o primeiro livro da série – coincidentemente para o mesmo item do DDL 2016 – e tive certeza de não gostar mesmo dos dois. E aí veio o seriado e eu resolvi dar mais uma chance para adaptações sobre a série e me arrependi amargamente. Principalmente porque ele deu um nó na minha cabeça.

Tive muitos spoilers sobre os livros no seriado – afinal a primeira temporada não foi só o primeiro livro, trazendo muitas coisas dos outros livros e inventando muitas outras coisas – mas, SEM OR, como pegaram atores ruins. A Clary é ainda mais chata no seriado e o Jace é feio. E sem graça. E nem um pouco parecido com a descrição dele no livro.

De qualquer forma, essa resenha é sobre o segundo livro da série, e não sobre o filme ou o seriado. Vamos lá. Só quis deixar bem claro que embarquei nessa história muito confusa sobre o que estava acontecendo e a culpa é do seriado.

Acompanhamos o grupinho do mal bem, todo cagado. Ninguém quer confiar no Jace porque o Valentine é o pai dele, mas tudo bem confiarem na Clary porque a Jocelyn é a mãe dela, mesmo o Valentine sendo o pai dela. Vêem como já começa meio confuso o livro.

A Clary continua com sua luta pessoal para não amar o irmão – falha miseravelmente – e tenta dar uma chance para o Simon. – Devo dizer que a única coisa que me dá forças para continuar com a saga é o Simon e o Magnus… Melhores personagens!

Fora os problemas amorosos dessa história – que são muitos – ainda há o problema do aparecimento de mais uma personagem. A Inquisidora.

A Inquisidora tem certeza que Jace é um espião do pai – e, convenhamos, ele passa mais tempo fazendo escolhas merda que REALMENTE parece estar do lado do Valentine do que é saudável para alguém – e o prende.

Basicamente a história se divide em 3 partes mais ou menos iguais: triângulo amoroso para Clary; provar sua inocência para Jace; e tentar vencer o Valentine pra todo mundo.

Esse livro foi chato, talvez exatamente porque focou tanto no triângulo amoroso, ou na Clary, ou no Jace. Não consigo mesmo gostar deles… E deixou a desejar na parte da batalha contra o Valentine. Fora que muito do que acontece na batalha é muito conveniente para a história em si, não pareceu nada além de um golpe de sorte, algo que deveria acontecer sem muitas explicações.

Devo dizer que a Clary divide o posto de personagem principal que eu não gosto junto com a Mare, mas, tudo bem. Eu supero. Estou caminhando lentamente através dessa saga, mas ainda cumprirei minha promessa de lê-la, viu Jade?

3 estrelas.

Leave a Reply

