Esquadrão Suicida

Suicide Squad

Sinopse: Reúna um time dos super vilões mais perigosos já encarcerados, dê a eles o arsenal mais poderoso do qual o governo dispõe e os envie a uma missão para derrotar uma entidade enigmática e insuperável que a agente governamental Amanda Waller (Viola Davis) decidiu que só pode ser vencida por indivíduos desprezíveis e com nada a perder. No então, assim que o improvável time percebe que eles não foram escolhidos para vencerem, e sim para falharem inevitavelmente, será que o Esquadrão Suicida vai morrer tentando concluir a missão ou decidem que é cada um por si?

Eu tenho problemas. Acho que se vocês estão me acompanhando até hoje já devem ter percebido isso, mas…

Já devo ter mencionado aqui em algum lugar que, por mais que assista filmes/séries baseada em livros/HQs, sou uma pessoa muito purista. O que significa que gostaria de ver o máximo de coisas do original na adaptação. E costumo dar graças aos céus porque mesmo lendo muito e me enquadrando no lado nerd/geek da Força, não costumo ler HQs.

Ênfase no costumo.

Acontece que uma amiga minha começou a namorar e o namorado dela tinha várias animações das HQs da Liga da Justiça e, eu adorando filmes de quadrinhos como adoro, resolvi assistir esses filmes.

Como eu me arrependo dessa escolha…

Primeiro porque assisti o filme do Flashpoint Paradox – que é basicamente quando o Barry Allen (Flash) volta no tempo e salva a mãe e por isso muda toda a linha temporal em que ele vive causando um MONTE de problemas – e isso me fez abandonar a terceira temporada do seriado Flash, porque uma das coisas que acontece no paradoxo é que a Mulher Maravilha e o Aquaman estão em guerra. Nem preciso dizer que acho pouco provável que a CW vá contratar a Gal Gadot e o Jason Momoa para aparecerem no seriado, né? Fora que, por mais que eu ame o Oliver Queen, ele nem aparece no filme e quem ajuda o Barry a conseguir seus poderes de volta é o Thomas Wayne. Entenderam porque eu abandonei o seriado..?

E, em segundo lugar, temos Esquadrão Suicida. Encontrei o Esquadrão pela primeira vez em Arrow, e devo dizer que AMAVA o Deadshot do seriado. E foi uma pena ver a CW matando os personagens porque o filme havia sido anunciado. Not cool, guys…

E é aí que as coisas ficam mais confusas.

Eu sei que existe um quadrinho sobre o Esquadrão Suicida e, muito provavelmente, outros filmes, mas este em particular conta a primeira – e única – missão que o Esquadrão participa. Eles precisam ir ao Asilo Arkham e fazer alguma coisa que eu não me lembro exatamente o que é. Obviamente a Arlequina liberta o Coringa e acontece muitos problemas, MAS todos os integrantes do Esquadrão – que sobreviveram até o momento –  conseguem destruir a microbomba em sua coluna e se vêem livres como passarinhos.

Um monte de merda acontece e o Deadshot no final mata a Amanda Waller. Parabéns Deadshot, você é um homem livre de verdade agora.

Deixando tudo isso de lado, encontrei um filme em que há vários bons atores, mas que deixou um pouco da sensação que Batman vs Superman me deu. Muitos personagens, nenhum tempo para explicar o que está acontecendo e, assim como Batman vs Superman o enfoque foi o Batman, em Esquadrão Suicida o enfoque é o relacionamento entre Arlequina e Coringa.

Não vou entrar no mérito de relacionamento abusivo (que existe e não há como negar) e obsessivo, mas para um filme sobre um ESQUADRÃO, houve pouco tempo de história para os outros personagens. Fora que houve a participação ridícula do Adam Beach – um ator muito bom – para aparecer e morrer em questão de segundos.

Achei a história corrida e muito infantilizada. Certo, foi um link entre Batman vs Superman e o filme da Liga da Justiça, mas foi muito superficial. Não tive empatia por nenhum personagem novo, só por aqueles que já conhecia dos seriados da vida e da animação.

All in all, fiquei muito decepcionada com esse filme.

3,5/5 estrelas.

Leave a Reply

