As Crônicas de Nárnia 04

E estranhamente, não sofri tanto com a leitura da quarta Crônica de Nárnia. Honestamente foi uma mudança e tanto em relação ao que senti com as outras três. E me deu um pouco de esperança quanto as próximas três…

narnia-04

Príncipe Caspian inicia-se com os quatro irmãos na estação de trem, prontos para se dirigirem a mais um ano letivo e nem um pouco animados com essa perspectiva. Até que uma força mágica os transporta de volta a Nárnia.

O que eles demoram pra caramba para entender é que um ano no mundo real equivale a centenas de anos em Nárnia, então tudo o que conheciam tornou-se pó. E em uma pegada mais macabra, todos que conheciam também tornaram-se pó.

Acho que o que me deixou ligeiramente satisfeita com esta crônica foi o fato de que é possível ver uma mudança nas personagens. Aparentemente eles cresceram e se desenvolveram como personagens! É pra glorificar em pé irmãos!

E o que quero dizer com isso é: Edmundo mostra-se mais sábio, assumindo o seu erro – que vimos em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa -, Susana não é mais aquela menina que acredita em tudo e em todos, temendo até mesmo por sua própria segurança em um mundo em que antes era Rainha, Pedro mostra-se mais royal, cavalheiro, mesmo ainda levando seus irmãos para lugares errados, e Lúcia… bem, Lúcia permanece sendo estupidamente Lúcia. Não se pode ter tudo, não é mesmo.

A história não se foca precisamente nos quatro irmãos, mas sim em Caspian á vá, e em como ele acredita piamente em Aslam e na antiga Nárnia dos Quatro Grandes Reis e Rainhas.

Os irmãos retornam a Nárnia para ajudarem Caspian a assumir o seu trono de direito. Mesmo em tese não sendo o seu trono de direito, já que os reis e rainhas de Nárnia eram os quatro irmãos e eles – OBVIAMENTE – não deixaram herdeiros. E honestamente Aslam, essa história de piratas encontrando um portal convenientemente colocado na ilha deles não engana ninguém.

Enfim. Foi uma crônica que li rapidamente e que não me irritou com tanta força assim. Dou 3/5 estrelas para ela.

E vamos em frente que ainda faltam três crônicas até o fim desse ano!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s