O Morcego

the-bat

Conheci o autor, Jo Nesbø, através da Natasha, uma amiga que participa do desafio de leitura junto comigo, ou seja, a responsabilidade por ter destruído me apresentado esse autor fantástico é toda sua, Nath!

Em Sangue na Neve o personagem principal é um assassino de aluguel e toda a narrativa do livro é baseada na sua mente insana e nas suas digressões nem um pouco lineares. Já em The Bat acompanhamos a história de Harry Hole, um detetive de Oslo.

Sinopse: Antes de Harry enfrentar as gangues neo-nazistas de Oslo, antes de conhecer Rakel, antes do Boneco de Neve tentar roubar tudo o que lhe era mais precioso, ele foi para a Austrália. Harry Hole é enviado para Sidney para investigar o assassinato de Inger Holter, uma jovem garota norueguesa, que trabalhava em um bar. Inicialmente deixado de lado por ser um forasteiro, Harry se torna importante para a investigação da Polícia Australiana quando percebem o número de casos de estupros e assassinatos pelo país afora. As vítimas geralmente jovens loiras. Inger possuía um grande número de admiradores, cada um com seus segredos, mas não há um suspeito óbvio e o padrão nos outros crimes parece impossível de ser descoberto. O assassinato brutal de um ator circense é, então, seguido pelo assassinado de uma outra jovem. Harry está em uma corrida contra o tempo para capturar esse assassino inteligentíssimo com predileção para a destruição total. – Tradução livre da sinopse em inglês do Goodreads feita por mim.

Harry Hole é um detetive de Oslo com uma história complexa e de difícil compreensão em primeiro momento, mas que é lentamente demonstrada no decorrer dos 57 capítulos do livro. Cada personagem que é apresentado não está ali apenas para Harry ter alguém com quem interagir, cada um deles é bem criado, mostra um lado humano e de personalidade intrincada.

A história também não é linear, com a solução do caso do assassinato de Inger Holter sendo algo simples de ser encontrado. Há vários suspeitos, cada um com sua possibilidade de ser o assassino, cada um com seu álibi. É interessante ver a construção da história de tal forma que desconfiamos de tudo e de todos.

Em dado momento desconfiei do real assassino, mas haviam tantas provas contra outras pessoas que Harry conseguia me convencer de suas linhas de raciocínio. Então… É. Duvidei até mesmo da integridade do meu personagem favorito na porcaria do livro. Thanks a lot, Harry.

Se shippei Harry e Brigitta? E COMO! SEM DÚVIDA ALGUMA! Tão lindo os dois juntos… ❤ Adoro quando meu shipp é canon… ❤

Anywho… Só tenho a agradecer a senhorita Nath por ter gentilmente me apresentado o tio Nesbø, que entrou na minha vida como uma wrecking ball.

5/5 estrelas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s