Aniquilação

08. Aniquilação

O livro Aniquilação de Jeff VanderMeer foi o escolhido para o item 08. Um livro que ganhou um prêmio.

08. Aniquilação - prêmios

Sinopse: A Área X está isolada do restante do mundo há décadas, e a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Uma primeira expedição de reconhecimento voltou de lá relatando uma terra intocada, um paraíso edênico; a segunda terminou em suicídio em massa; a terceira, em um tiroteio dentro do próprio grupo. Até que os membros da décima primeira expedição retornaram como meras sombras do que eram antes e, após algumas semanas, morreram de câncer. Em Aniquilação, primeiro volume da trilogia ‘Comando Sul’, o leitor se junta à décima segunda expedição. O novo grupo é formado por quatro mulheres – uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga – líder da missão – e uma bióloga, a narradora do livro. Seus objetivos são mapear o terreno, identificar todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem. As mulheres atravessam a fronteira esperando o inesperado, e é exatamente isso o que encontram. Mas o que de fato vai definir os rumos da expedição não é o que está lá, e sim o que elas trazem consigo desde o outro lado da fronteira e os segredos que guardam umas das outras.

Ontem eu terminei de ler o livro e ainda não tenho certeza do que posso falar sobre ele. -q

Para quem acompanha as minhas postagens, podem se lembrar que na minha resenha de Sense8 eu discorro sobre o fato de que coisas que eu não consigo compreender de imediato – ou até o fim do livro/seriado – não me agradam tanto assim. Sou dessas que têm que entender exatamente o que está acontecendo, ou fico louca. Sim, sou uma control freak.

O que significa, basicamente, que esse livro mexeu com um lado meu que eu não gosto que seja mexido. Enquanto a bióloga vai narrando suas desventuras na Área X ela vai percebendo que todo o treinamento que recebeu, todo o seu preparo e até mesmo os seus motivos para se voluntariar para a missão não foram tão verdadeiros assim.

Ela – e muito provavelmente todo o resto – não estava preparada para tudo o que ela viu na Área X. O medo de contágio, o medo do desconhecido. A narrativa é envolvente, com flashbacks que explicam um pouco mais sobre a bióloga, sobre sua vida antes de se tornar voluntária para explorar a Área X.

O livro em si é curto, 200 páginas e eu só percebi isso depois que terminei de ler… -q, dividido em 5 partes, 5 capítulos. O ritmo do livro é ótimo, entrelaçando passado e presente de uma forma magnífica e nem um pouco cansativa. Só que, adivinhem, no final parece que sabemos menos do que no começo. Foi uma coisa, ó, linda.

Se eu gostei? Sim, gostei. Se estou curiosa para ler os próximos 2 livros? Com certeza! Mal posso esperar para lê-los e descobrir, afinal, o que deabos está rolando na Área X.

3/5 estrelas.

Leave a Reply

