Como Eu Era Antes de Você

21. Um livro com título longo (mais de 4 palavras) Como eu era antes de Você de Jojo Moyes.

Daniel Pereira

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Certo. O que dizer deste livro..?

Louisa Clark não é uma típica personagem principal. Ela é uma personagem a qual nos identificamos, porque ela é real. Ela traz dificuldades humanas, discussões intermináveis com a irmã mais nova e problemas financeiros. Tem como ser mais real que isso?

William Traynor, on the other hand, seria o típico príncipe encantado – se fosse educado e não estivesse preso a uma cadeira de rodas no auge de sua vida. Perceber as angústias que permeiam uma pessoa que se vê obrigada a viver nas condições dele é, no mínimo, frustrante.

E este não é um simples livro de história de amor.

O tema central do livro é a eutanásia. E, mesmo existindo um romance ali, não há desvios do tema central. E achei, além de interessante, importante esta discussão. O respeito às decisões daquela pessoa que se encontra naquela situação e não apenas o que cada um acredita ser melhor para ele.

Outro livro que me tocou de formas que eu não imaginaria ser tocada.

4/5 estrelas.

Advertisements

2 thoughts on “Como Eu Era Antes de Você

  1. Eu tenho algumas ressalvas sobre esse livro. Não li e duvido que eu leia algum dia.
    Ouvi muito que ele é um desserviço para as pessoas deficientes, que é exagerado e que pinta tudo como um inferno. Duvido que seja muito ruim, mas não sei se quero ler algo assim. Drama demais não é comigo. 😦

    Liked by 1 person

    1. Então… vi que depois do filme as coisas ficaram feias pra autora, mas entendo o motivo que fez ela escrever sobre o assunto. É claro que sendo um livro escrito por alguém que – aparentemente – não tem contato com algum deficiente, as coisas podem – e muito provavelmente foram – um desserviço a eles. Não achei que ela pintou tudo como um inferno, mas foi coerente com o personagem (?). De certa forma as coisas se complicam quando ele está claramente apaixonado pela garota, mas decide continuar com a eutanásia mesmo assim. Coerente (com o personagem) ou não, nesse aspecto concordo que a impressão que passa é que a eutanásia seria a melhor solução para o quadro… -q

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s