Década Perdida

O livro escolhido para o item 25. Um livro fora da sua zona de conforto foi o Década Perdida de Marco Antonio Villa.

25. A Década Perdida

Sinopse: Vivemos um tempo sombrio, uma época do vale-tudo. Desaparecem os homens públicos. Foram substituídos pelos políticos profissionais. Todos querem enriquecer a qualquer preço. E rapidamente. Não importam os meios. Garantidos pela impunidade, sabem que, se forem apanhados, têm sempre uma banca de advogados, regiamente paga, para livrá-los de alguma condenação. São anos marcados pela hipocrisia. Não há mais ideologia. Longe disso. A disputa política é pelo poder, que tudo pode e no qual nada é proibido. O Brasil de hoje é uma sociedade invertebrada. Amorfa, passiva sem capacidade de reação. É uma República bufa, uma República petista.

Um tema que não gosto de estudar, não gosto de conversar e, acima de tudo, não gosto de ler se chama política. Não posso dizer que existe um livro mais fora da minha zona de conforto do que este.

E ainda precisava lê-lo em um momento tão crítico quanto o que estamos vivendo?

Quero dizer que não sou uma pessoa política, muito pelo contrário, me considero apolítica. Entretanto não sou uma acéfala. É nítido que a máquina do Estado e a política nacional não se sustenta mais – independente de qual partido se encontra nela.

Não tornarei este post mais politizado do que ele já o é.

Em Década Perdida, Marco Antonio Villa (historiador com mestrado em Sociologia e doutorado em História) nos faz um apanhado geral com citações sobre os 10 anos de governo do PT – os dois mandatos de Lula até a metade do primeiro mandato de Dilma.

Além de ser interessante relembrar tudo o que aconteceu durante esses dez anos, acho que foi, de certa forma, um tapa na cara da sociedade. A oposição não sabia ser oposição, foi-se permitido que o governo mandasse e desmandasse sem nenhum tipo de crítica, de cobrança. E isso foi uma das coisas que mais me chocou no livro.

O que de certa forma é ainda mais chocante. Hoje é quase “natural” notar que os políticos desviaram bilhões de reais.

É triste.

3/5 estrelas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s