Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos

Ainda estou tentando wrap my head around desse livro. Não que ele seja um livro estranho ou algo do tipo, mas é que, tendo assistido o filme primeiro – e odiando a Clary e o Jace com todas as minhas forças -, achei tudo um tanto… diferente e estranho.

Enfim.

06. City of Bones.jpg

Cidade dos Ossos de Cassandra Clare foi o livro escolhido para o item 06. Um livro de autoria feminina.

Clary é uma garota (não tão) comum de quinze anos que se descobre capaz de ver coisas que não são vistas pelos humanos. Um dia que ela e seu melhor amigo Simon vão a uma boate chamada Pandemonium acaba mudando a vida dela para sempre. Lá ela presencia um assassinato que só ela consegue ver. E assim descobre sobre o Shadow World e sobre os Shadowhunters, além de descobrir que demônios, vampiros, lobisomens e outros seres sobrenaturais existem.

Por todo o livro Clary se vê sem chão, sua mãe é sequestrada, o melhor amigo acaba nas mãos de vampiros e ela ainda descobre que suas memórias foram bloqueadas, só podendo ser acessadas pelo bruxo Magnus Bane (o magnífico! <3). Um nome é mencionado por todos os demônios e outros seres que se engalfinham, dito com um respeito assustado – Valentine. Um Shadowhunter que se virou contra sua classe e busca pelo Cálice Sagrado.

No meio disso tudo ela tenta entender quem é e desvendar seus sentimentos para com o intrigante shadowhunter Jace Wayland.

E acho que esse é o resumo mais acertado e com o mínimo de spoilers que eu poderia fazer.

Honestamente… Não é o meu estilo de livro, mesmo o sendo. –q

Por muito tempo Clary se mostra o estilo de personagem que eu abomino. Certo, ela tem seus momentos de boas ideias e decisões, mas ela é completamente idiota. Sendo, não sei, inocente talvez(?) acaba por acreditar em tudo o que as pessoas – aquelas que ela nunca tinha visto na vida – contam pra ela. Fora que ela tem um range de memória infinitesimal, perdi as contas quantas vezes ela esqueceu da existência de outras pessoas, principalmente do Simon. Beira a crueldade o que ela faz com ele!

Jace é mais tragável do que no filme. Ele me lembrou muito o Percy Jackson, e eu sou uma fã de carteirinha do Seaweed Brain <3, mas ele é extremamente sarcástico de uma forma que fica chato. E também é outro facilmente manipulado.

Magnus Bane é um personagem completamente diferente do filme e isso me deixou tão feliz! Porque ele continua sendo perfeito, mas de um jeito diferente. Foi mágico!

De resto, acho que o livro, obviamente, consegue transpor mais de uma história coerente que o filme, mas ainda assim, fiquei com aquela sensação de “tem alguma coisa faltando”. Talvez eu encontre respostas nos outros livros, talvez não.

Apenas posso dizer que meu preconceito para com o livro em vista do filme bosta não foi de todo infundado, mas pelo menos o livro foi INFINITAMENTE melhor que o filme. O que já me deixou feliz, porque, honestamente, a Clary do filme beira a imbecilidade da Bella de Crepúsculo.

2 thoughts on “Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos

  1. Eu vi o filme e achei uma merda, haha. Chegou a ver que tem um seriado desse livro na Netflix? Vi os dois primeiros episódios e cheguei à conclusão de que o livro deve ser muito ruim. Não é possível que filme E série são ruins e só. =p
    Não acho que eu vá tentar ler esse tão cedo.

    Liked by 1 person

    1. Como livro, ele é até bom. Mas não sei… Talvez eu estivesse esperando que ele se desenvolvesse meramente parecido com o filme (mesmo que tenha sido o contrário) e fiquei realmente com a impressão de que estava faltando algo na história.
      Mas ao contrário de outros livros infanto-juvenis (young adult), não me cativou. Tem noção que até hoje eu compro os livros do Rick Riordan? Percy Jackson é meu vício. q

      Like

Leave a Reply

