As Crônicas de Nárnia 02

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa de C. S. Lewis foi o livro escolhido para o item 27. Um livro de um autor que usa iniciais.

27. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Como disse no primeiro post sobre As Crônicas de Nárnia, não é o estilo de livro que eu gosto, mesmo sendo um livro de aventura fantástica.

A narrativa de Lewis é ligeiramente melhor neste livro – em comparação a’O Sobrinho do Mago -, mas ainda é cansativa, a todo momento explicando minuciosamente com um “narrador-personagem” o que está acontecendo.

Os quatro irmãos, Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia, são de tal forma descritos que você se vê obrigado a odiar Edmundo, achar Pedro soberbo, Suzana leviana e Lúcia estúpida.

Claro, esse não é – obviamente – o objetivo de Lewis, mas seus personagens não têm profundidade. Tudo acontece de forma que não temos opção que não seja aceitar tudo o que acontece ali perante nossos olhos.

E o narrador não ajuda nem um pouco. Ele é biased. Ele acha as atitudes de Edmundo erradas, ele julga o que acontece e o que os personagens decidem. E, por mais que isso deveria aproximar o narrador de um ser humano comum, atrapalha o desenvolvimento da história.

Mais do que um livro infantil, achei este livro como se fossem para retardados mentais, se enquadrando na mesma categoria de Pepa Pig.

E mesmo assim, dei 3 estrelas porque a história foi ligeiramente melhor do que a d’O Sobrinho do Mago.

PS: Hoje não farei resenha do filme, porque Lost não me permite entrar na video-locadora torrent… ‘-‘

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s